A retina é uma camada fina de tecido nervoso localizada no interior do olho. Ela é responsável por captar a luz e transformá-la em sinais para o cérebro por meio do nervo óptico. Essa camada é vascularizada, por isso doenças que alteram os vasos sanguíneos, como diabetes e hipertensão, afetam a retina.
O vítreo é um material gelatinoso que preenche a parte posterior do olho. Com o envelhecimento, ele vai se descolar da retina, o que pode gerar as chamadas “Moscas Volantes” ou flashes que apesar de serem fisiológicos devem ser diferenciados das roturas ou descolamentos de retina por um oftalmologista.
Contamos com uma equipe clínica e cirúrgica de retina, todos os dias, para atender casos de urgência e que necessitam de acompanhamento.
A subespecialidade Retina e Vítreo cuida das doenças que acometem a parede posterior dos olhos e o gel/líquido que preenche a maior parte dos olhos. Exemplos de doenças diagnosticadas e tratadas nesta especialidade: oclusões vasculares da retina, oclusões arteriais retinianas, oclusões venosas retinianas, descolamento de retina, distrofias retinianas, hemorragias vítreas, degeneração macular relacionada à idade – DMRI, buraco macular, retinopatia da prematuridade, retinopatia diabética.